sexta-feira, 13 de março de 2009

E Barack Hussein Obama ganhou a eleição. Um homem negro, nos Estados Unidos, ganhou a eleição e se tornou presidente do país. A "América" agora tem um negro na casa branca. Todavia, não se pode esquecer o histórico daquele país, no qual grupos como a Ku Klux Klan incendiavam casas e matavam os ascendentes do presidente atual.

Ainda assim, este fato continua sendo um marco na história do novo mundo. Marco esse que outros países, mesmo com quase a metade da população afro-descendente, como é o caso do Brasil, não conseguiu. A grande diferença, no entanto, é que lá o racismo não era,e é, velado, e ocorre às escondidas. Lá o racismo é declarado e o negro sabe, realmente, quem são seus inimigos.

Aqui não. Aqui, essa forma de violência contra o ser humano é escondida, pois existe o mito da democracia racial e, muitas vezes, não se sabe que está sendo humilhado e constrangido, simplesmente, devido a cor da pele. E essas pessoas ficam excluídas dos postos de poder, desenvolvem atividades inferiores, tem menor nível educacional e são maioria nas prisões.
Pois bem, o Brasil tem uma tradição imitativa ao longo da história. Imitamos e demos um toque especial ao futebol; incorporamos o movimento Hip Hop; temos imitações de socialismos e vemos partidos mais socialistas que outros. 

Vê-se assim, a grande capacidade que temos de reproduzir a cultura alheia. Veremos agora se temos capacidade de reproduzir tal feito. Dessa vez, nos limites da América do Sul, mas especificamente no Brasil.

Um comentário :

  1. É isso aew, temos que construir nossa propria identidade como brasileiros.

    ResponderExcluir