quinta-feira, 4 de novembro de 2010


Por Uilians Souza e Sérgio Bezerra

Sextas Poéticas é um encontro quinzenal que acontece para recitar, cantar, contar e viver a arte em suas várias possibilidades; capitaneado por um grupo de estudantes do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e uma de pedagogia, da Uneb, no Pátio do IL/UFBA. O ‘Sextas’ ocorre pontualmente às 18 horas, obviamente às sextas-feiras.


Em 2009, alguns membros desse grupo reuniam-se em esteiras, sobre a grama, em frente do PAF III e à Biblioteca reitor Macedo Costa para recitar, cantar e conversar sobre poesia, arte e cultura no fim de tarde das sextas-feiras. Um dia surgiu a idéia de “entrar” no prédio com aquele encontro, ampliando-o.
O pátio interno de Letras, então, encontrava-se sem uso algum; eles reuniram-se e decidiram dar início à atividade com o objetivo de reunir artistas que transitam (ou não) pelo espaço dessa instituição (Ufba).
No Instituto de Letras/UFBA, principalmente na área de Literatura, existe um grande números de pessoas – professores e alunos – que escrevem textos em variados gêneros, mas não tem um espaço específico para demonstrar seus trabalhos. A proposta é tornar o ambiente acadêmico mais dinâmico e colorido, num espaço onde a Arte seja cada vez mais vivida, tendo entretanto, a poesia como carro-chefe.

Em 2010, 10 edições já aconteceram (com bastante sucesso); várias foram as formas de manifestações artísticas e culturais apresentadas no evento: poesia, música (Mestre Timbó; Cícero Mayor, Rebeca Lima e outros alunos); capoeira angola; grupo de percussão Mata Inteira (Ufba); poetas convidados (José Carlos Limeira, Núbia Paiva), contistas como Fábio Mandingo, performances teatrais, clowns etc.

O grupo do Sextas Poéticas é composto por: Alex Pitta, Jocevaldo Santiago, Mario Fausto, Sérgio Bezerra, Silvana Machado, Uilians Souza e Vanessa Oliveira, além de Carla Oliveira (Uneb).


Abaixo seguem os links do vídeo de divulgação do evento, do perfil no Orkut e do blog:





0 comentários :

Postar um comentário